H
GLOSSÁRIO DO ANDORIN
Aerodinâmico
Que pela sua forma oferece menos resistência ao ar.
Anilhagem científica
Técnica de captura e marcação individual de aves com recurso a anilhas metálicas com códigos alfanuméricos exclusivos.
Apodiformes
ordem de aves de pequeno porte caracterizadas por adaptações morfológicas e fisiológicas a estilos de vida singulares. Esta ordem, que compreende 478 espécies, é a segunda ordem mais diversa da Classe Aves, sendo ultrapassada apenas pelos Passeriformes. Os Apodiformes estão divididos nas famílias Apodidae (andorinhões), Hemiprocnidae (andorinhões-arborícolas) e Trochilidae (colibris). Das 3 famílias de Apodiformes, apenas os andorinhões estão representados na avifauna portuguesa.
Autoridade taxonómica
Entidade que regula a identificação, nomeação e classificação dos seres vivos. As diferentes autoridades apresentam diferentes classificações para determinados organismos. Existem quatro autoridades pricipais: “IOC”, “eBird/Clements”, “Howard and Moore” e “HBW and Birdlife International”.
Beiral
Beira de um telhado. Fileira de telhas que formam a parte mais baixa do telhado.
Bifurcado
Dividido em dois ramos ou braços. Com duas pontas.
Censo
Contagem dos indivíduos de uma população.
Ciência cidadã
Envolvimento dos cidadãos em atividades de investigação científica, para as quais contribuem ativamente, na maior parte dos casos, com o envio de dados que servem de base a diferentes estudos.
Classificação taxonómica
Sistema utilizado para organizar os seres vivos por meio de critérios preestabelecidos. A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A classificação básica dos seres vivos é: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género, Espécie e Subespécie.
Colónia
Grupo de seres vivos que vivem em conjunto ou usam em simultâneo determinado local para repouso, alimentação ou reprodução.
Cornija
moldura saliente na fachada de um edifício, que serve de remate superior e de proteção da chuva.
Desidratação
Deficiência de água e sais minerais no corpo, a ponto de impedir a realização das funções vitais.
Dieta
Variedade e quantidade de alimentos que os indivíduos de determinada espécie consomem. O mesmo que regime alimentar.
Dimorfismo sexual
Conjunto de características que permitem a distinção entre macho e fêmea.
Dormitório
Local onde vários animais se reúnem para pernoitar.
Ecolocalização
Capacidade biológica de localização e orientação através da emissão de ondas sonoras e da análise do eco resultante.
Endemismo
Espécie exclusiva de determinada região.
Entorpecimento
Estado de atividade fisiológica reduzida num animal, normalmente marcado por uma temperatura corporal e uma taxa metabólica reduzidas. Isto permite aos animais sobreviverem a períodos de reduzida disponibilidade alimentar.
Envergadura
Distância entre as extremidades das asas de uma ave quando totalmente abertas.
Espécie-tipo
Espécie cujas características morfológicas são fixadas como padrão para o género ao qual pertence.
Esperança média de vida
Número médio de anos que os indivíduos de uma determinada espécie vivem.
Estatuto de conservação
Conceito que indica o grau de preservação e de abundância das populações de uma espécie na natureza e quão provável é a extinção destes seres vivos num futuro próximo. Os fatores tidos em conta passam por: tamanho e tendência populacional, taxa de sucesso reprodutivo, taxa de sobrevivência, ameaças conhecidas, etc.
Estival
Período ou região onde uma ave migratória passa o verão.
Evolução Convergente
Fenómeno evolutivo que ocorre quando pressões seletivas semelhantes originam adaptações semelhantes em grupos taxonómicos diferentes. Estruturas como asas de morcegos e de aves, apesar de não estarem evolutivamente relacionadas, desempenham a mesma função (voar).
Fachada
Cada um dos lados exteriores de um edifício.
Fenologia
Estudo de fenómenos ou processos biológicos periódicos (ex.: floração, frutificação, migração), na sua relação com o clima e com as condições ambientais.
Flutuações populacionais
Variações do número de indivíduos da colónia.
Género
Categoria taxonómica entre espécie e família. Conjunto de espécies que descendem de um ancestral comum, partilhando assim características evolutivas.
Gentílico
Nome designativo da ligação de alguém ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence.
Gregarismo
Estratégia observada em diversos grupos de animais, que se agrupam em populações mais ou menos estruturadas, permanentes ou temporárias, visando a proteção dos indivíduos que a compõem.
Hipotermia
Queda da temperatura corporal de um indivíduo, a ponto de impedir a realização das funções vitais.
Incubação
Processo através do qual as aves mantêm os seus ovos à temperatura adequada ao desenvolvimento do embrião dentro do ovo, desde a postura até à eclosão.
Insetívoro
Ser cuja alimentação é à base de insetos.
Invernante
Período ou região onde uma ave migratória passa o inverno.
Invertebrado
Que não tem vértebras ou esqueleto interior. Grupo de animais onde estão incluídos insetos, aranhas, crustáceos e muitos outros.
Linnaeus
Carl Nilsson Linnæus foi um botânico, zoólogo e médico sueco, responsável por popularizar e disseminar a nomenclatura binomial e a classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna".
Mento
Parte do rosto correspondente à parte anterior da maxila inferior. Queixo
Mitigação
Ato de minimizar ou atenuar danos ou efeitos negativos.
Monogamia
Animais que mantêm um único parceiro por tempo indeterminado.
Movimentos migratórios
São fenômenos voluntários e intencionais com caráter periódico com o objetivo de encontrar condições adequadas (disponibilidade alimentar, condições de nidificação, condições meteorológicas adequadas, etc.).
Nicho ecológico
Conjunto de condições e recursos necessários ao estabelecimento de uma espécie num ecossistema e a sua relação com o mesmo. Destacam-se o habitat, o papel que a espécie representa (produtora, consumidora, decompositora, etc.), o poder de adaptação da espécie a fatores limitantes (temperatura, humidade, pH, etc.), as necessidades reprodutivas da espécie (locais de nidificação); etc.
Ordem
Categoria taxonómica entre família e classe. Conjunto de famílias que descendem de um ancestral comum, partilhando assim características evolutivas.
Paleártico
Região zoogeográfica situada a norte do trópico de Caranguejo. Inlcui a parte norte do Velho Mundo (Europa, norte de África, Península Arábica e parte da Ásia).
Passeriformes
Ordem de aves de pequeno e médio porte conhecidas popularmente como pássaros. Esta ordem, que compreende 6640 espécies, é a mais diversa da Classe Aves, representando 60% do número total de espécies. Das 144 famílias de Passeriformes, 32 estão representadas na avifauna portuguesa.
Postura
Número de ovos que as aves põem antes de os chocar. Muitas espécies podem fazer mais do que uma postura no mesmo ano ou época de reprodução.
Predador
Animal que se alimenta de outros seres vivos.
Presa
Animais que servem de fonte de alimento para outros animais.
Primárias
Penas exteriores da asa de uma ave. As asas das aves são compostas pelas penas de voo (primárias, secundárias e terciárias) e respetivas coberturas.
Prospeção
Examinar minuciosamente e de forma metódica.
Residente
Que não efetua migrações, passando a época de nidificação e o inverno na mesma área.
Restritivo específico
Todos os nomes científicos são composto por duas palavras (nomenclatura binomial). A primeira identifica o género. A segunda – restritivo específico – identifica a espécie dentro do género. O uso do restritivo específico isolado não tem qualquer significado, tendo de ser sempre acompanhado pelo nome do género.
Retrizes
Penas da cauda de uma ave. Têm a função de controlar a orientação e a velocidade do voo.
Secundárias
Penas interiores da asa de uma ave. As asas das aves são compostas pelas penas de voo (primárias, secundárias e terciárias) e respetivas coberturas.
Serviços de ecossistema
Conjunto de bens e serviços retirados dos ecossistemas fundamentais para a manutenção do bem-estar e para o desenvolvimento económico e social futuro. Os serviços de ecossistema enquadram-se em quatro categorias: aprovisionamento (água, madeira, alimentos…); regulação (purificação do ar, armazenamento de CO2, regulação de pestes…); cultural (atividades recreativas e turísticas…) e suporte (fertilização do solo, fotossíntese, ciclagem de nutrientes…). As andorinhas e os andorinhões ao controlarem as populações de insetos prestam um valioso serviço de regulação.
Siringe traqueobrônquica
A siringe é o órgão responsável pela produção e emissão de sons. No caso dos passeriformes, a siringe localiza-se na extremidade inferior da traqueia e nas partes superiores dos brônquios.
spp.
A abreviatura "spp." (plural) indica "várias espécies". Isto é usado para fazer referência a múltiplas espécies dentro de um género.
Subespécie
Categoria taxonómica abaixo da espécie. Populações de uma determinada espécie que ocupam diferentes regiões da área de distribuição dessa mesma espécie e que apresentam variações entre si (a nível genético, comportamental e morfológico, por exemplo). Estas variações não são suficientemente distintas para que seja atribuído o estatuto de espécie a cada uma das populações.
Talude
Superfície de terreno com declive acentuado.
Taxa de recrutamento
Percentagem de novos indivíduos reprodutores na colónia entre anos consecutivos.
Taxa de sobrevivência
Percentagem de indivíduos vivos entre anos consecutivos.
Telheiro
Construção totalmente ou parcialmente aberta coberta com telhado.
Unidade amostral
Unidade na qual são observadas e medidas as características quantitativas e qualitativas da população. Neste caso em particular, será o edifício ou o conjunto de edifícios onde se localiza a colónia em estudo.
Uropígio
Apêndice triangular que recobre as vértebras caudais das aves, onde se inserem as penas da cauda.
Vão
Espaço vazio entre duas estruturas.