top of page
Apus apus andorinhão preto


IMPLICAÇÕES DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO SUCESSO REPRODUTOR DE ANDORINHAS E ANDORINHÕES EM PORTUGAL

 

Ainda a dar os primeiros passos, este projeto de investigação procura avaliar o efeito das alterações climáticas na dinâmica dos locais de nidificação das diferentes espécies de andorinhas e andorinhões que se reproduzem em território nacional. Os trabalhos de campo previstos serão realizados em três zonas distintas distribuídas pelo norte, centro e sul do país, de forma a recolher informação de áreas sujeitas a diferentes efeitos das alterações climáticas. A estes dados será agregada toda a informação recolhida através da campanha de ciência cidadã, que passamos a apresentar e que irá alargar a abrangência dos trabalhos a todo o território nacional.

 

A monitorização regular e a recolha de dados de distribuição, densidade, fenologia e sucesso reprodutor das várias espécies irá permitir definir tendências populacionais e prever a viabilidade das mesmas, bem como compreender eventuais relações sobre o impacto das alterações climáticas na conservação destas aves. Assim, a criação de uma base de dados robusta e de qualidade, pioneira no nosso país, será essencial para alcançar os resultados esperados com este projeto.

 

Para que consigamos resultados que de facto sejam significativos e nos ajudem a relacionar as alterações climáticas com o sucesso reprodutor das andorinhas a tua contribuição pode ser fundamental! Se observares algum ninho de alguma destas espécies regista na nossa plataforma. 

bottom of page