Tens um ninho de andorinha em casa? Eis o que precisas de saber!
As andorinhas partilham o espaço urbano connosco, escolhendo muitas vezes as fachadas dos nossos edifícios como locais de nidificação.
Estas aves são exclusivamente insetívoras, pelo que fazem parte da sua dieta invertebrados vetores de doenças humanas ou pragas agrícolas e florestais, responsáveis por prejuízos de valor incalculável.
E apesar do seu papel crucial na eliminação destes invertebrados, todos os anos são destruídos ninhos de andorinha devido à sujidade que possam causar.
Para além da remoção de ninhos ser expressamente proibida por lei, as andorinhas são muito leais aos seus locais de reprodução e se os ninhos forem removidos é muito provável que os reconstruam nos anos seguintes.
Na maioria dos casos realizar uma limpeza periódica à fachada ou ao piso será o suficiente para uma convivência pacífica com estas aves.
Ainda assim, se quiseres podes instalar uma prateleira por baixo do ninho para que a sujidade fique lá acumulada. Tem atenção à distância da prateleira ao ninho, para que não sirva de pouso para predadores naturais como aves de rapina, ou predadores não naturais como gatos. Sabe mais sobre estas prateleiras no nosso site.
Comments