H
MONITORIZAÇÃO DE NINHOS
AJUDA-NOS A MONITORIZAR UM NINHO DE ANDORINHA!
Sabes de um ninho de alguma destas espécies?
Regista os principais momentos da vida destas aves:
O que registar?
O objetivo desta monitorização é acompanhar o processo de nidificação de andorinhas que façam ninho na tua casa ou num local próximo que visites com muita regularidade. Pretendemos registar quando as aves chegam, quantas posturas fazem por ano, quantas crias têm, etc. Com isto procuramos reunir dados que ajudem os investigadores a compreender melhor a vida destas aves de forma a produzir informação importante para a sua conservação.
Com que regularidade?
Para se conseguir acompanhar os principais momentos da nidificação das andorinhas é necessário visitar o ninho com muita regularidade, por isso este desafio é lançado especialmente para quem tenha ninhos em casa.
Para participar é necessário registar todos os eventos que o formulário sugere?
Não! Quanto mais informação conseguirmos reunir melhor, mas não é por termos perdido a data da chegada das andorinhas, ou o dia em que começaram a postura que vamos deixar de registar os eventos que tivermos a sorte de presenciar! Devemos ter também sempre presente a ideia de que o bem estar das aves deve estar em primeiro lugar e em muitos casos é normal que não seja possível registar, por exemplo, o número de ovos.
Como monitorizar um ninho sem prejudicar as aves?
O desafio é monitorizar ninhos que estejam nas nossas casas, e, por isso, as aves estão à partida habituadas à nossa presença. No entanto, é necessário ter todo o cuidado para não as disturbar.
Tendo isto em consideração chamamos a atenção para:
- Tentar observar os ninhos a uma distância que não deixe as aves nervosas;
- Nunca tocar nos ninhos, mesmo quando as aves se ausentarem;
- Se não for possível ver quantos ovos ou crias estão no ninho, esperamos que as crias se desenvolvam e se empoleirem sobre a beira do ninho para as podermos contar.