H
O andorin surge com o objetivo de criar uma rede de parceiros que contribuam para o estudo e a preservação das andorinhas e dos andorinhões em Portugal. Este projeto procura sensibilizar a sociedade, disponibilizar informação e fornecer ferramentas práticas para a conservação destas aves.
As andorinhas e os andorinhões são aves extraordinárias, com asas longas e caudas bifurcadas, perfeitamente adaptadas para caçar insetos em pleno voo. Embora pertençam a grupos taxonómicos muito distintos, têm comportamentos relativamente semelhantes e tornam-se muitas vezes idênticas e difíceis de distinguir a um olhar menos atento.
Estas aves são essenciais para o nosso bem estar, uma vez que se alimentam exclusivamente de invertebrados e, por isso, têm uma grande capacidade de controlar populações de várias espécies, algumas delas bastante nocivas para a agricultura ou capazes de transmitir doenças, como é o caso dos mosquitos.
Ainda assim, as populações de andorinhas e andorinhões encontram-se em declínio! As alterações das práticas agrícolas, que têm causado a diminuição do número de insetos dos quais se alimentam; a má gestão de muitos edifícios, que leva à destruição dos seus ninhos; ou as alterações climáticas, que alteram a disponibilidade alimentar anual, são algumas das razões para que estas aves sejam cada vez menos comuns.
EQUIPA
Vasco Flores Cruz
Ecólogo
Coordenação
Fábia Azevedo
Lic. Biologia
Gestão de projeto
Liliana Barosa
Lic. Biologia
Comunicação
Sandra Fernandes
Mestre Biologia
Trabalho de Campo
Thijs Valkenburg
Ornitólogo
Perito em conservação
Paulo Belo
Ornitólogo
Perito em andorinhões
INVESTIGADORES
Luís Costa
Investigação andorinhões
A Vita Nativa é uma organização portuguesa sem fins lucrativos para a Conservação do Ambiente que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para a participação ativa na defesa do ambiente e dos serviços do ecossistema.
Fundada em 2018, a Vita Nativa é uma associação independente e apartidária que teve como ponto de partida o coração da Ria Formosa, onde foi constituída por um grupo de profissionais que desenvolvem atividade na área da conservação da natureza e ambiente e que se juntaram pela necessidade de dar resposta ativa e coordenada a várias problemáticas ambientais identificadas.
Por esse motivo, a Vita Nativa conta com uma equipa multidisciplinar, dinâmica e comprometida em trazer uma nova visão e abordagem prática sobre as diferentes temáticas ambientais.
Apesar de ser uma associação recente, a Vita Nativa tem já diversos projetos a decorrer e um programa de atividades dinâmico. Os associados da Vita Nativa são parte fundamental da Associação e adoraríamos contar contigo! Associa-te já e descobre que podes fazer toda a diferença.
Os fundos que nos permitem a execução de projetos nem sempre são suficientes para garantir a melhor gestão ou a planificação de algumas ideias. Desta forma, se optares por fazer donativos, estes podem ser muito importantes, ajudando-nos a fazer mais e melhor em prol do Ambiente.